quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

(...) Lá vem chegando o Verão... Lá, lá, lá... (Alceu Valença musicou)

VERÃO Um sol de rachar o quengo, a cidade segue na luta
O Verão chegou nesta madrugada (desta quinta-feira) às 3h e alguns minutos. Embora seja a estação mais quente do ano, com um sol causticante, as previsões indicam um maior número de chuvas torrenciais no decorrer dos dias. Enquanto isso, as praias do vasto litoral recebem grande número de banhistas e até, quase banhistas.

No entanto, temos que ficar de olho com alguns cuidados com a saúde como; Impedir o acúmulo de água parada, na intenção de prevenir a visita indigesta do mosquito da dengue. Evitar o excesso de sal nos alimentos. Higienizar ventiladores e filtros de refrigeração. Beber muita água e suco. Não se esquecer de usar filtro solar. Ter cuidado com o uso de óculos escuros inadequados. Consumir alimentos leves. Reduzir o consumo de frituras. Opte por frutas.

FOTO LINDA  Copacabana - momento delicado para o banho 
Em especial, cidades como Rio de Janeiro que exigem bem mais para o bom funcionamento do corpo humano, devido o alto índice poluição da atmosfera, sonora entre outras. Tende a ser um motivo de alerta para os seus munícipes. Isso, por deixar grande parte da população mais vulnerável a doenças oportunistas.

Ao passo que chega o Verão, as praias de Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon são consideradas impróprias para banho, de acordo com o serviço de controle de qualidade de praias. Contudo, praias consideradas urbanas, somente a da Barrada da Tijuca está liberada. Entretanto, já que o mergulho tem suas precauções, que tal curtir um passeio de bicicleta a beira-mar, ou desfrutar a ducha-ecológica. Uma novidade nas praias cariocas.


Ah, e sem querer ser pessimista, ocorreu mais um trauma para o meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro, hoje. O terceiro acidente só neste ano. O sinistro ocorreu na Baixada Fluminense, na reserva do Tinguá. Um caminhão derramou óleo diesel por um longo trecho da via. O veículo pertence a Vectra, empresa terceirizada da Transpetro. Para minimizar, foi jogado resíduo de palha na pista. A ação tem a pretensão de sugar o liquido escuro. Segundo especialistas, a tentativa de conter o fluído não chega a ser o bastante. 


DIVULGAÇÃO Ponta Negra um beijo azul da natureza
Enquanto isso, no Nordeste, o litoral Natalense segue com suas praias límpidas, de dunas encantadoras, mar de águas mornas e com pessoas radiantes. Cenário que, sem dúvida, ensaia um conjunto de uma obra paradisíaca. Aqui, com todo respeito às demais, vale até uma licença literária se for necessário e viajar um pouco no pensamento. E, se caso faço abuso das declarações sobre a orla de Natal, não estarei aqui, nem de longe, a contribuir com a falta da verdade. Posso, até pecar no abismo da redundância na escrita. Mas, jamais irei deixar de tentar descrever para o leitor o que é realmente um laboratório do Céu.       

Um comentário:

  1. São orlas abençoadas por Deus com belezas únicas e incomparáveis. Somos dois privilegiados, por conhecermos ambas.

    ResponderExcluir